X

A TV5 e sua programação, sempre muito interessante

Claudia Bozzo “Un Jour, un Destin” é um dos muitos bons programas da TV5 Monde, apresentado pelo jornalista Laurent Delahousse e que na semana passada trouxe como tema o ator […]

21/05/18

Claudia Bozzo
“Un Jour, un Destin” é um dos muitos bons programas da TV5 Monde, apresentado pelo jornalista Laurent Delahousse e que na semana passada trouxe como tema o ator Vincent Lindon, um dos mais atuantes no cinema francês, ganhador da Palma de ouro em Cannes, por “O Valor de um Homem” (2015), muito bem recebido nos cinemas em São Paulo. É um filme sobre os problemas de um desempregado eu se vê impelido a aceitar empregos abaixo da linha de sua dignidade pessoal, para sobreviver, e ao qual Lindon dedica todo seu talento e ativismo social.

A construção de “Un Jour” é uma verdadeira aula de narrativa. Esse programa existe desde 2007, sob a direção de Serge Khalfon e está na 11ª temporada, revelando detalhes íntimos e relevantes de pessoas públicas, tendo já apresentado retratos de Jean-Paul Belmondo, Patrick Bruel, Karl Lagerfeld, Anne Sinclair, Simone Veil, Brigitte Bardot, François Mitterrand entre outros políticos e homens e mulheres da cultura política e das artes. O traço em comum é a busca do particular, do detalhe que define o personagem. No caso de Vincent Lindon, o programa partiu para análise psicológica e deu destaque à falta que uma mãe mais dedicada trouxe ao ator, moldando sua busca pelo perfeccionismo, suas incertezas, dedicação e movimento constante. Pode-se buscar por vários desses programas no YouTube, e encontrá-los até com legendas.

Com um excelente nível de legendagem, e programação variada e de alto nível, TV5 é um dos grandes canais globais. São muitos os programas interessantes, cuja programação pode ser acompanhada pelo seu site, sempre com a certeza de que os horários serão cumpridos – a menos que alguma notícia atraia uma edição extraordinária – mesmo porque o noticiário é uma das importantes peças da programação. Sem contar os programas de culinária, e os “bônus”, que são pequenas peças de uns cinco minutos ou menos, como temas como “Histórias de Selos”, “Um Livro Um Dia”.

Raízes e Asas, por exemplo, apresentado às segundas, mostra retratos da França. Esta quinta-feira, às 23h01, o canal trará um documentário sobre como a polícia francesa enfrenta as manifestações de rua, traçando retrato que vem de 1968 a 2018 e as mudanças que os tempos provocaram. Trata-se do “Grupo de Crise e barricadas”. O especial sobre Maio de 1968 foi realmente especial, e sempre é bom acompanhar a programação pois as novidades contam muito. Isso sem falar nos filmes e nos seriados policiais, estes últimos sempre apresentados em dois capítulos por vez.


Todos os direitos reservados, 2018.